Qual A Diferença Entre Coesão E Coerência Em Um Texto

Quando nos propomos a escrever um texto, devemos usar mecanismos que facilitem a compreensão daquilo que escrevemos para o leitor. Esses mecanismos, chamados de coesão e coerência, são responsáveis por dar sentido e unidade ao texto, tornando-o compreensível e agradável de ler.

Coesão textual

A coesão textual é a propriedade que faz com que as palavras, frases e parágrafos de um texto sejam interligados, formando um todo unificado. Ela é responsável por dar fluidez ao texto, tornando-o fácil de ler e entender. Existem vários mecanismos de coesão textual, entre eles:

  • Conjunções: são palavras que ligam duas orações ou frases, indicando uma relação entre elas. Por exemplo, “e”, “mas”, “porque”, “portanto”.
  • Pronomes: são palavras que se referem a um substantivo já mencionado no texto. Por exemplo, “ele”, “ela”, “eles”, “elas”.
  • Advérbios: são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Por exemplo, “rapidamente”, “devagar”, “bem”, “mal”.
  • Preposições: são palavras que ligam um substantivo ou pronome a outro termo da frase, indicando uma relação entre eles. Por exemplo, “de”, “para”, “com”, “sem”.

Coerência textual

Já a coerência textual é a propriedade que faz com que um texto faça sentido, ou seja, que as informações nele contidas sejam lógicas e estejam relacionadas entre si. Para que um texto seja coerente, é necessário que ele tenha um tema central e que todas as informações nele contidas sejam relevantes para esse tema. Existem vários mecanismos de coerência textual, entre eles:

  • Organização lógica: as informações devem ser organizadas de forma lógica e sequencial, de modo que o leitor possa facilmente entender o texto.
  • Clareza: as informações devem ser apresentadas de forma clara e objetiva, evitando-se ambiguidades e contradições.
  • Relevância: as informações devem ser relevantes para o tema central do texto e devem contribuir para o desenvolvimento da ideia principal.
See also  Texto O Preço Da Liberdade Com Interpretação E Gabarito

Problemas relacionados à coesão e coerência textual

Existem vários problemas que podem afetar a coesão e a coerência textual, entre eles:

  • Falta de coesão: isso ocorre quando as palavras, frases e parágrafos de um texto não estão devidamente interligados, o que torna o texto difícil de ler e entender.
  • Falta de coerência: isso ocorre quando as informações contidas em um texto não fazem sentido, ou seja, quando elas não são lógicas ou não estão relacionadas entre si.
  • Excesso de coesão: isso ocorre quando há um uso excessivo de mecanismos de coesão, o que torna o texto artificial e difícil de ler.
  • Excesso de coerência: isso ocorre quando o texto é muito organizado e lógico, o que o torna previsível e maçante.

Soluções para os problemas relacionados à coesão e coerência textual

Existem várias soluções para os problemas relacionados à coesão e coerência textual, entre elas:

  • Para melhorar a coesão, pode-se usar mecanismos de coesão, como conjunções, pronomes, advérbios e preposições.
  • Para melhorar a coerência, pode-se organizar as informações de forma lógica e sequencial, apresentar as informações de forma clara e objetiva e evitar ambiguidades e contradições.
  • Para evitar o excesso de coesão, pode-se evitar o uso excessivo de mecanismos de coesão.
  • Para evitar o excesso de coerência, pode-se introduzir algumas informações inesperadas ou surpreendentes no texto.

A coesão e a coerência textual são dois aspectos essenciais para a produção de um bom texto. Ao usar corretamente esses mecanismos, é possível tornar o texto mais fácil de ler e entender, além de torná-lo mais agradável de ler.

Categorized in:

BR Texto,

Last Update: May 24, 2024

Tagged in:

,