Há No Texto Alguma Marca De Subjetividade Opinião Sentimento Impressão

Há No Texto Alguma Marca De Subjetividade Opinião Sentimento Impressão

Quando lemos um texto, muitas vezes nos deparamos com expressões que revelam a subjetividade do autor, ou seja, suas opiniões, sentimentos e impressões. Essas marcas de subjetividade podem ser encontradas em palavras, frases ou mesmo na estrutura do texto. Elas são importantes porque nos ajudam a entender o ponto de vista do autor e a interpretar o texto de forma mais completa.

Existem muitas maneiras de expressar subjetividade em um texto. Algumas das mais comuns são:

Uso de adjetivos e advérbios

Os adjetivos e advérbios são palavras que modificam substantivos e verbos, respectivamente. Eles podem ser usados para expressar a opinião do autor sobre algo, ou para criar uma impressão específica no leitor.

Exemplo


Exemplo, BR Texto

“O filme foi péssimo.” (opinião)

“O filme foi extremamente chato.” (impressão)

Uso de verbos de opinião

Os verbos de opinião são verbos que expressam a opinião do autor sobre algo. Eles podem ser usados para fazer afirmações, avaliações ou críticas.

Exemplo


Exemplo, BR Texto

“Eu acho que o filme foi péssimo.” (afirmação)

“Eu avalio o filme como fraco.” (avaliação)

“Eu critico o filme por ser chato.” (crítica)

Uso de figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos estilísticos que podem ser usados para expressar subjetividade em um texto. Elas incluem metáforas, comparações, personificações, entre outras.

Exemplo


Exemplo, BR Texto

“O filme foi uma montanha-russa de emoções.” (metáfora)

“O filme foi como um banho de água fria.” (comparação)

“O filme deu vida aos personagens.” (personificação)

Uso de ironia e sarcasmo

A ironia e o sarcasmo são recursos estilísticos que podem ser usados para expressar subjetividade em um texto. Eles envolvem o uso de palavras ou frases com o sentido oposto ao que se pretende dizer.

See also  Leitura E Interpretação De Texto A Arvore De Beto

Exemplo


Exemplo, BR Texto

“O filme foi tão bom que eu dormi no cinema.” (ironia)

“O filme foi tão emocionante que eu chorei de rir.” (sarcasmo)

Problemas relacionados a subjetividade em textos e possíveis soluções

A subjetividade em textos pode ser um problema quando ela interfere na compreensão do texto ou quando ela é usada para manipular o leitor. Por exemplo, um texto que é muito subjetivo pode ser difícil de entender porque o leitor não consegue identificar o ponto de vista do autor. Da mesma forma, um texto que é muito subjetivo pode ser usado para manipular o leitor, pois o autor pode usar suas opiniões e sentimentos para influenciar o leitor a pensar ou agir de determinada maneira.

Existem algumas soluções para evitar os problemas relacionados à subjetividade em textos. Uma delas é usar uma linguagem clara e objetiva. Isso significa evitar o uso de adjetivos e advérbios que expressam opinião, bem como o uso de figuras de linguagem e ironia. Outra solução é usar evidências para apoiar as afirmações feitas no texto. Isso significa fornecer dados, fatos ou exemplos que comprovem as opiniões e sentimentos do autor.

Há No Texto Alguma Marca De Subjetividade Opinião Sentimento Impressão, mas é importante que essas marcas sejam usadas de forma responsável e ética.

Há No Texto Alguma Marca De Subjetividade Opinião Sentimento Impressão

Marcas de subjetividade dão vida ao texto.

  • Expressão do ponto de vista do autor.

Leitura mais completa e envolvente.

Expressão do ponto de vista do autor.


Expressão Do Ponto De Vista Do Autor., BR Texto

As marcas de subjetividade em um texto permitem que o autor expresse seu ponto de vista sobre o assunto que está sendo abordado. Isso é importante porque dá ao leitor uma compreensão mais completa do tema e permite que ele veja o assunto sob uma perspectiva diferente.

See also  Textos De Educação Física Do 6O Ao 9O Ano

  • Opiniões pessoais:

    As marcas de subjetividade permitem que o autor expresse suas opiniões pessoais sobre o assunto. Isso pode ser feito por meio do uso de adjetivos e advérbios que expressam emoção ou avaliação, ou por meio do uso de verbos de opinião. Por exemplo, o autor pode dizer que “o filme foi péssimo” ou que “ele achou o filme muito chato”.

  • Sentimentos pessoais:

    As marcas de subjetividade também permitem que o autor expresse seus sentimentos pessoais sobre o assunto. Isso pode ser feito por meio do uso de palavras que expressam emoções, como “alegria”, “tristeza”, “raiva” ou “medo”. Por exemplo, o autor pode dizer que “ficou muito feliz com o resultado do filme” ou que “ficou muito triste com a morte do personagem”.

  • Impressões pessoais:

    As marcas de subjetividade também permitem que o autor expresse suas impressões pessoais sobre o assunto. Isso pode ser feito por meio do uso de palavras que descrevem a forma como o autor percebeu o assunto, como “bonito”, “feio”, “agradável” ou “desagradável”. Por exemplo, o autor pode dizer que “o filme foi muito bonito” ou que “o filme foi muito desagradável”.

A expressão do ponto de vista do autor é importante porque dá ao leitor uma compreensão mais completa do tema e permite que ele veja o assunto sob uma perspectiva diferente. No entanto, é importante lembrar que as marcas de subjetividade são apenas opiniões e impressões pessoais do autor, e não devem ser tomadas como fatos.

Categorized in:

BR Texto,

Last Update: December 7, 2023

Tagged in: